A Procuradoria do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) denunciou o Botafogo pelos bonecos enforcados pendurados por torcedores com os rostos de Leila Pereira, presidente do Palmeiras, e Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, antes da partida contra o Verdão, no Rio de Janeiro. O fato aconteceu fora do estádio, antes da partida válida pela 17ª O post STJD denuncia Botafogo por atos em duelo contra o Palmeiras apareceu primeiro em Palmeiras Online | Notícias, opiniões e muito mais sobre o Verdão.

 

A Procuradoria do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) denunciou o Botafogo pelos bonecos enforcados pendurados por torcedores com os rostos de Leila Pereira, presidente do Palmeiras, e Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, antes da partida contra o Verdão, no Rio de Janeiro. O fato aconteceu fora do estádio, antes da partida válida pela 17ª rodada do Brasileirão, no dia 17 de julho.

A denúncia foi liberada nesta quinta-feira (8) e, de acordo com o STJD, o Botafogo responderá por não prevenir e reprimir a conduta de seus torcedores, considerada como desordem. A denúncia, subscrita pelo Subprocurador-Geral Eduardo Ximenes e pela Procuradora Rita Bueno, pede a condenação do Botafogo com pena de multa que pode variar entre R$ 100 a R$ 100 mil e perda do mando de campo de uma a dez partidas.

Para a Procuradoria, os bonecos enforcados e as mensagens em redes sociais afirmando que “os torcedores do Palmeiras não eram bem-vindos no Rio” incitaram a violência por parte dos torcedores botafoguenses. A entidade lembrou ainda que o Botafogo chegou a emitir uma nota repudiando o fato, mas “não comprovou ter tomado qualquer medida efetiva de identificação e punição dos infratores”.

“Os vídeos e matérias jornalísticas colacionados aos autos não dão azo a dúvidas quanto aos lamentáveis fatos que ocorreram antes do início da partida entre Botafogo e Palmeiras, com único intuito de incitação à violência em face do Presidente da CBF e da mandatária do Palmeiras”, relatou a Procuradoria na denúncia.

Sendo assim, o Botafogo foi denunciado com base no artigo 213, Inciso I, §1º, do CBJD, que trata sobre: “Deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir (I -) desordens em sua praça de desporto. §1º – Quando a desordem, invasão ou lançamento de objeto for de elevada gravidade ou causar prejuízo ao andamento do evento desportivo, a entidade de prática poderá ser punida com a perda do mando de campo de uma a dez partidas, provas ou equivalentes, quando participante da competição oficial”.

“Nosso primeiro ato à frente da Procuradoria-Geral do STJD foi a criação do Grupo Especial de Trabalho para enfrentamento de atos de ódio e violência nos estádios. Essa denúncia, motivada pelos bonecos enforcados dos Presidentes da CBF e do Palmeiras exibidos no estádio do Botafogo, é uma concretização da diretriz que norteará nossa gestão, que é de tolerância zero contra a violência no futebol”, destacou o Procurador-Geral Paulo Dantas.

Agora, a denúncia aguarda ser incluída em pauta de julgamentos.

PARTICIPE E SIGA O PALMEIRAS ONLINE NOS CANAIS E REDES SOCIAIS+ Apostas Palmeiras + Canal do Palmeiras Online no WHATSAPP+ Siga no Facebook+ Instagram+ Twitter+ Inscreva-se no Youtube+ Podcast+ Canal do Telegram

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui