Para começar, é necessário alertar que este não um texto contendo análise tática, técnica ou de desempenho do Palmeiras. Este é um texto sobre lições e sobre acreditar no P que carregamos no peito. “O ano terminou!” Esta foi a única frase que consegui distinguir quando saía, sozinha, do Allianz Parque depois daquele fatídico Palmeiras
O post As lições de 2023 para o Palmeiras de 2024 apareceu primeiro em Palmeiras Online | Notícias, opiniões e muito mais sobre o Verdão. 

Para começar, é necessário alertar que este não um texto contendo análise tática, técnica ou de desempenho do Palmeiras. Este é um texto sobre lições e sobre acreditar no P que carregamos no peito.

“O ano terminou!” Esta foi a única frase que consegui distinguir quando saía, sozinha, do Allianz Parque depois daquele fatídico Palmeiras x Boca Juniors, pela semifinal da Libertadores, no dia cinco de outubro de 2023. O Palmeiras havia sido eliminado em casa, nos pênaltis, depois de uma campanha irretocável na competição até aquele momento. Nada fazia sentido! E não fez até hoje… porque, naquele dia, o ano do Palmeiras não tinha terminado.

“O ano pode ter terminado hoje!” Havia uma certa alteração de semântica, mas o sentimento era quase o mesmo, agora, no dia 21 de agosto de 2024, quando o Palmeiras foi eliminado na Libertadores, para o Botafogo, no Allianz Parque, mesmo vencendo o jogo e deixando a esperança escapar, literalmente, no último minuto, com o gol de Gustavo Gómez anulado. O gosto amargo da eliminação retornou como um soco no estômago, já que há menos de 10 dias havíamos dado adeus à Copa do Brasil, eliminados pelo Flamengo.

+ Qual será o Palmeiras titular de Abel Ferreira?+ Zagueiro do Palmeiras atrai interesse de clube de fora do Brasil

O mês de agosto foi duro para o Palmeiras e para os torcedores. Durante todos aqueles dias eram como se os jogadores que estiveram em campo continuassem a correr dentro da minha mente, na busca incessante pela explicação. Lembrei de 2023… nada faz sentido! E foi então que, deixando agosto e todo seu desgosto para trás, consegui pensar com mais clareza sobre a temporada que, após parecer ter sido jogada fora, nos deu o bicampeonato brasileiro.

Eu, que amo citações, busquei na mente a que mais me lembra o Palmeiras, em toda sua essência. Não precisei pensar muito para vir à tona aquela narração de 2022, que sei que ecoará na sua mente agora: Nunca dê por morto um gigante!

Nunca dê por morto um gigante! E isso, para mim, é sobre acreditar. Acreditar até o fim, até o apito final, até o último jogo… Agora, até o apito final do último jogo do Campeonato Brasileiro de 2024. A principal lição de 2023 para o Palmeiras deste ano é: ainda dá tempo, basta, como diria a torcida na arquibancada, lutar sem parar!

Diante das últimas entrevistas concedidas pelos jogadores e pelo técnico Abel Ferreira, fica claro que eles acreditam… cabe a nós acreditar também!

Deixando de lado a parte reflexiva e olhando para o que é palpável, ou seja, a tabela do Campeonato Brasileiro, temos um cenário que nos permite crer. No momento, o Palmeiras, focado totalmente no Brasileirão, é o terceiro colocado, com 47 pontos, três a menos que o líder Botafogo e um atrás do Fortaleza, vice-líder com um jogo a menos. Daqui em diante, devemos adotar a postura que já é exalada na Academia de Futebol, encarar cada jogo restante como uma final.

Então, anota aí, teremos 13 finais em 2024 e os adversários serão: Criciúma, Vasco, Atlético-MG, Red Bull Bragantino, Juventude, Fortaleza, Corinthians, Grêmio, Bahia, Atlético-GO, Botafogo, Cruzeiro e Fluminense. AVANTI, PALESTRA!

PARTICIPE E SIGA O PALMEIRAS ONLINE NOS CANAIS E REDES SOCIAIS+ Apostas Palmeiras + Canal do Palmeiras Online no WHATSAPP+ Siga no Facebook+ Instagram+ Twitter+ Inscreva-se no Youtube+ Podcast+ Canal do Telegram

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui